Opinião Sobre Tudo: Trânsito: Egoísmo ou Indiferença?

Com novos carros com melhor isolamento acústico, insulfilme, som potente e até blindagem, nos isolamos cada vez mais do mundo fora do carro. Quando eu dirijo, procuro relaxar, ouvir uma música mais tranquila e raramente abro as janelas para não ouvir a cacofonia de barulhos que invadem o carro. Fazendo isso, descobri que dirijo mais devagar, com mais cuidado e não me irrito tanto com aquele Ford Ka me fechando na curva porque não consegue ficar em uma faixa só, aquele Fiat Uno mudando de faixa sem dar seta, a BMW que vira para a esquerda sem sinalizar, o Vectra GT que, apesar dos cento e tantos cavalos de potência, tem um jumento no volante que insiste em andar a 40km/h numa via de 60km/h na faixa da esquerda (para quem não sabe, é ilegal ultrapassar pela direita e sim, existe velocidade mínima), e todas as outras barbeiragens e besteiras que as pessoas fazem no trânsito.


Mas com a violência cada dia pior, não culpo ninguém por querer se proteger, esconder-se dentro do carro, para evitar que alguém veja quem está dentro. A violência escalou a tal ponto que deixar a janela aberta ao parar em um semáforo é um convite para ser assaltado. Tenho um casal de amigos que foram assaltados ao chegar em casa, enquanto esperavam o portão automático abrir. Com uma arma encostada no vidro, os assaltantes mandaram eles descerem do carro. Felizmente só levaram o carro e os meus amigos estão bem.

Mas será que este isolamento todo colaborou com o crescente egoísmo no trânsito? Será que por não ouvirmos mais os barulhos da rua, por estarmos isolados em um casulo ambulante, nos preocupamos menos com as outras pessoas em seus casulos? E a pergunta mais importante: este egoísmo é consciente, proposital, ou é porque as pessoas cada vez mais não dão a mínima para outras pessoas ou como suas ações afetam outras pessoas? Aquele motorista do Ford Ka que invadiu a minha pista na curva fez isso de propósito, pensando, “vou fechar este idiota! hahahaha” ou estava tão envolvido em seu mundinho, sua música, a conversa ilegal ao celular, que nem parou para pensar que poderia ter outro carro na outra pista e que poderia causar um acidente? Será que o motorista do Uno Mille pensou, “vou mudar de faixa e não vou dar seta porque eu posso!” ou simplesmente acha que é o único carro na rua e quem não gostar que freie? Será que o motorista da BMW acha que por ter comprado um carro mais caro pode fazer uma conversão sem sinalizar, podendo causar um engavetamento? Ou será que este motorista não dá seta porque simplesmente não liga a mínima se isto pode ter uma consequência para os carros atrás dele? Afinal, se não baterem no carro dele, quem se importa com os demais?

Antes de chegar a uma conclusão, convido você a votar e espressar sua opinião. Vou deixar a pesquisa no site até o final do mês. Veja abaixo a pesquisa e vote. O que você acha? O egoísmo é consciente ou resultado de indiferência?

Trânsito: Egoísmo ou Indiferença?

  • Egoísmo (100%, 4 Votes)
  • Indiferença (0%, 0 Votes)

Total Voters: 4

Carregando ... Carregando ...
Share

3 thoughts on “Opinião Sobre Tudo: Trânsito: Egoísmo ou Indiferença?

  1. Gostei muito da abordagem do post, acredito que hoje as pessoas estão muito mais focadas em seu próprio umbigo do que qualquer outra coisa.

  2. Pingback: Don't get me started » Blog Archive » O que te irrita?

Comments are closed.