Trabalho com informática há muito tempo. Hoje participo de um projeto muito interessante e inovador, usando tecnologias de ponta. Algumas semanas atrás eu estava comentando sobre as evoluções da informática e comecei a pensar em tudo que vi nos últimos 30 anos e como o mundo mudou em tão pouco tempo. É certo que não peguei o início de tudo, vendo o nascimento do ENIAC – o primeiro computador moderno, como alguns colegas sugeriram, mas eu acompanhei muita coisa.
Em 1982 eu morava no Japão. Computadores já existiam, pois foram inventados na década de 70, com o surgimento da Apple, mas eram coisas prehistóricas, precárias. Algo que um celular simples hoje deixaria na sombra. Hoje qualquer celular faz mais do que os primeiros computadores!
Videogames
Eu me lembro quando, em 1980, joguei o meu primeiro videogame! Eu jogava sempre nos fliperamas aerohockey ou máquinas de fliper (pinball machines) como a da foto, mas nada foi tão emocionante quanto os primeiros videogames! Os jogos ficaram mais sofisticados e eu gastava boa parte da minha mesada nos fliperamas em Sidnei. Cheguei até a fazer uma máquina caseira, que usava a gravidade para rolar a bolinha e as pás eram movidas a elásticos! Cada máquina tinha seus macetes e tinham as de dois ou até três andares e não deixar a bolinha cair era o básico. O emocionante era aprender a parar a bolinha, trocar ela de uma pá pra outra e assim por diante.
Em 1972 foi lançado o PONG pela Atari, que deu início à revolução dos jogos eletrônicos em fliperama. O meu favorito de todos os tempos foi o Xevious, que já tinha gráficos em 3D. No jogo, você sobrevoa uma área em um avião futurista e destroi tanto inimigos aéreos quanto terrestes. Muito legal e até hoje de vez em quando eu arrisco um jogo!!!
Depois disso, pedi de natal um Atari! Ganhei um Atari 2600 (foto 3). Ganhei um novinho com vários cartuchos de jogos e dois joysticks. Começou uma revolução, aprender a jogar com joysticks e não só botões! Era muito melhor!!!
Tive outros videogames, tive os jogos de bolso da série Mario Bros. e Donkey Kong (que tenho guardados até hoje!) mas nada se compara aos atuais. O Wii, Playstation 3 e XBox. Comparado com eles, tudo que eu tive nas décadas de 80 e 90 são joguinhos de celular na melhor da hipótese.
Computadores
O meu primeiro computador duvido que conheça: TRS-80 Modelo III. Procure na internet e vai ver. Ele era ligado em uma TV e não tinha CD ou disquetes. Para colocar jogos e programas, usava-se um gravador do tipo repórter da década de 80. Isso mesmo. E tinhamos que regular o volume e manter os cabeçotes limpos para não ter erros de leitura! Disco rígido? Que isso? Ele tinha uma memória de 48KB!!! Isso mesmo, não era em MB ou GB. Era em KB!!! Tinha BASIC instalado e o sistema operacional DOS. Depois passei por um CP-500 da Prológica, cópia nacional do TRS-80, e dai cai na plataforma IBM PC. O meu primeiro PC era um 8086. Pentium só surgiria tempos depois.
Me lembro que trabalhei em uma empresa na década de 80 onde tinhamos que chegar 8:30, ligar os computadores, voltar as fitas em cada um, dar o comando BLOAD e apertar o play nos gravadores, um por um, para carregar o sistema. Dai desciamos para tomar café da manhã. Em 30min, voltavamos, viravamos as fitas e apertavamos o Enter, para continuar a carga. Dai uns 15min estava tudo pronto! Rapidinho!
Vestibular
Meu primeiro vestibular no interior de MG foi emocionante! As respostas foram gravadas em um cartão perfurado! Isso mesmo, recebi um cartão e um instrumento que parece um prego enorme para poder perfurar a resposta certa!!! Acho que foi o último ano antes de atualizarem os sistemas, então menos mal. O resultado saiu rapidinho! Duas semanas depois!!!
Internet
Nenhum comentário sobre evolução da tecnologia pode deixar de falar da Internet. Acho que foi a maior revolução do século passado, tão importante quanto o próprio telefone e a televisão. Acho até mais emocionante do que o homem ter ido para a lua! Pense comigo. Um dia, você está escrevendo uma carta, a mão, para um amigo nos EUA. Depois de escrever, você coloca em um envelope, endereça o envelope, leva até os correios, paga a tarifa e em 30 dias, ela está lá nas mãos do seu amigo! Emocionante! Em apenas mais 30 dias, você tem a resposta dele! Agora imagina encurtar este tempo a dias e depois horas e hoje segundos! Existiu um estágio intermediário entre a carta e o email com várias tecnologias emocionantes, como o TELEX, o Eco-Mail e sistemas corporativos com o Lotus Notes. Hoje temos o email e não consigo imaginar minha vida sem ele!
Download
Se você acha que download é coisa que surgiu com a Internet, você está enganado! Claro que já tinhamos a capacidade de transmitir dados de um ponto a outro por diversas tecnologias antes da Internet, mas pense como você receberia um jogo de um amigo em outra cidade na década de 80. Não existiam CDs, disquetes eram caros e de longe não tinha a Internet. Uma opção era de uma série de livrinhos de aventura chamados MicroAventura onde você tinha que usar o computador, digitar (isso mesmo, digitar) o programa que vinha impresso, para resolver o mistério ou ajudar o personagem principal a sair de uma enrascada. Claro que o livro continuava sem isso, mas você queria ver o que o programinha fazia!!!
A rádio Alvorada em Brasília transmitia um programa todos os domingos cujo nome não me lembro agora, mas que mandava pelo rádio programas e jogos completos! Isso mesmo, pelo RÁDIO! Ouvi dizer que a rádio da USP também fazia isso! No horário do programa, você preparava o seu equipamento de gravação com uma fita boa (nova, de preferência) e ajustava o volume de gravação e quando o DJ falava para começar a gravar, você gravava. Nos próximos 30 minutos, o som no rádio era apenas o chiado dos dados modulados, parecido com o som dos modems antes da internet ou de um fax iniciando a transmissão. Se você regulou direitinho seu equipamento, em 30 minutos, teria um jogo ou programa completo para brincar no seu computador! Veja ai, a primeira forma de download!
FACSIMILE
Você sabe o que é um facsimile? Nos anos 1660, foi inventado o termo baseado em fac (fazer) e simile (igual ou semelhante), do latim. Basicamente é uma cópia, praticamente idêntica. Disto surgiu o telefax. Fax é abreviação de facsimile. Em outras palavras, é o FAX que você deve conhecer. A revolução do fax foi quase tão grande quanto do telefone. Imagine poder enviar uma imagem de um ponto a outro sem usar os correios! A minha primeira transmissão de fax foi tão emocionante quanto o meu primeiro videogame ou computador. O fax teve a primeira versão em 1949 mas só entrou em produção em escala em 1973. A minha primeira transmissão de fax foi em 1985! Ainda temos o fax, mas hoje é uma multifuncional HP que tem fax para aqueles poucos clientes que ainda gostam de receber por fax!
Conclusão
Houveram muitas outras mudanças fantásticas com a evolução da tecnologia nos últimos 30 anos, mas vou deixar para outro post, senão este vai ficar grande demais e tem gente que não vai ler porque é grande demais! 😀 Deixe nos comentários outras evoluções ou qualquer comentário que tenha à respeito do assunto.
Nombre de dontgetmestarted.vlsweb.com.br a GoogleReader!
Ilias
Hola,
Todo dinбmica y muy positiva! 🙂
Have a nice day
DingoDogg