Já te contei: Quem é este velho no espelho?

Como o tempo passou tão rápido? Você já teve a sensação de que acordou anos no futuro? A sensação de ter 20 anos e de repente acordar, se olhar no espelho e ver um homem de 42, com barbas brancas, calvo, com uma barriga saliente e muito menos musculatura do que lembrava ter? O tempo passa muito rapidamente e eu sempre falo que prefiro me arrepender do que fiz do que do que não fiz. Me arrependo de coisas que não fiz, mas em geral, fiz tudo que eu quis e pude. De repente, olho no espelho e me dou conta que eu envelheci. Não me sinto velho, não sinto que tenho 42 anos, mas tenho. E comecei a pensar no que é ser mais velho. O que eu achava que era velho quando eu era novo? Reclamar de dores pelo corpo, já está acontecendo. Se machucar à toa, sim. Começar a falar dos que se foram, também. Gostar de ficar em casa vendo TV ao invés de ir para a balada? Também. Reclamar da garota de hoje em dia? Ops, também. Há umas duas semanas estava conversando com uma colega de trabalho, que está com seus vinte e poucos anos, e fiz referência a seriados que ela jamais ouviu falar. Nem sequer dos atores ela lembra, exceto os poucos que fizeram aparição nos seriados atuais. Mencionei o Tom Selleck, que, para mim sempre será o Magnum, PI, e ela não saiba do que eu estava falando. Finalmente, mostrando ele no IMDB, ela comenta, “Ah, o namorado da Monica em Friends!”. E olha que Friends não é exatamente atual e ela assistia quando era adolescente! Falando com outro colega de trabalho, que tem menos de 30 anos de idade, mencionei que eu sou da turma de 89 da Escola Americana de Brasília e ele disse que nasceu em 1988! De repente notei que meninas de 20 anos que todos os caras mais novos que trabalham comigo acham maravilhosas, eu acho que são exatamente isso, meninas. Então pensei neste blog e me toquei que tenho tantas lembranças, tantas histórias, que consigo fazer um blog só para contá-las. Me senti mais velho ainda.

Eu cheguei à conclusão que envelhecer é uma degradação física, não mental. Você só envelhece mentalmente se quiser. Estas pessoas que são velhos por definição o são porque deixaram suas mentes envelhecerem. O corpo se vai, é verdade, mas a jovialidade, a criança interior, só se você deixar. E assim me mantenho jóvem com meus filhos, com o bom humor diário e me mantendo atualizado com o mundo, na medida do possível. Trabalhar com pessoas 20 anos mais novas também ajuda. Percebi que envelhecer fisicamente é inevitável, mas mentalmente, é uma escolha. Eu ainda me sinto jovem.

Acho que o segredo da vida é aproveitá-la ao máximo. Viver intensamente para ter histórias para contar. Viver e aproveitar. Conhecer o mundo, pessoas novas, viver aventuras. Ser esponâneo e viver cada dia como se cada um deles fosse uma benção, sem a certeza de que outros virão, mas ao mesmo tempo planejando o futuro para o caso de virem muitos dias ainda. E quando aquele velho no espelho olhar para você, lembrar que cada ruga, cada cabelo branco, cada espressão é uma história, uma aventura, um feito digno de lembrar e de contar.

Share