Como consumidores, temos um grande poder em nossas mãos, mas parece que ninguém sabe! Boicotar uma empresa já resultou em grandes prejuizos e esta cobrança de ação pode até se extender a políticos, autoridades, figuras públicas e assim por diante. Mas não adianta sentar na cadeira e queixar-se, tem que tomar alguma atitude. Será que você tem coragem para fazer alguma coisa?
Recentemente, eu iniciei uma campanha de boicote às empresas que me incomodam no mundo virtual com spam (principalmente), pop-ups, pop-unders, janelas que abrem quando você clica em algo, e muito mais chatice virtual. Desta forma, notei o poder que um mero consumidor tem neste nosso mundo capitalista. Poucas pessoas chegam à conclusão que sem consumidor, uma empresa não vai adiante. Temos o poder de falir uma empresa se assim quisermos.
Não acredita? Exagero meu? Pense nas cadeias de fast food. Se não quero ir ao Burger King, ao lado tem o McDonalds, o Giraffas, o Bob’s, e mais uma tonelada de outras lanchonetes. O que aconteceria com o McDonald’s se todos comessem nas outras lanchonetes? Aposto que em poucos meses, fecharia. No Carrefour Parolin, a franquia fechou a loja, apesar de ainda ter o espaço, por falta de clientes!
Com este poder, juntos podemos incomodar a quem nos incomoda! Primeiro passo foi bloquear todas as empresas no meu acesso Internet. No arquivo Hosts, eu adicionei todos os sites das empresas que fazem spam, pop-unders, pop-ups, enfim, que me enchem o saco. Segundo passo foi bloquear todas estas empresas no proxy da minha empresa. Minha empresa, alias, tem uma política anti-spam muito forte, filtramos mais de 98% do spam recebido antes de chegar na caixa de nossos clientes. Mais uma arma contra a chatice. Por fim, comecei a incomodar as empresas que praticam spam. Quem me conhece sabe o quanto eu sei ser chato.
Mandei email para todas avisando que tinha bloqueado os sites em minha empresa e computador pessoal e que iria iniciar uma campanha na internet para educar a todos a fazerem o mesmo. Pouco tempo depois, a e-bit, de quem fui cliente há vários anos, me mandou um email explicando que haviam abolido o uso de pop-unders e pop-ups a pedido dos clientes e pediram para eu dar mais uma chance a eles. Pode ser que eu não tenha sido o único a reclamar, mas me senti satisfeito de ter conseguido mudar alguma coisa, mesmo que pequena, que parou de me incomodar. Imagine se todos fizessem o mesmo? Não teriamos SPAM, haveriam leis contra SPAM e quem causa aumento no custo da minha banda larga (ah, não sabia que o spam tem custo???). Se esta atitude vazasse para o mundo real, não teriamos panfletagem pra todo lado, os políticos não roubariam tanto porque a população estaria de olho neles, a polícia seria cobrada a agir e nos dar mais segurança, e assim por diante. Mas daí já é sonho, porque teriamos que muda a mentalidade de uma população inteira e basta um jogo de futebol e todos esquecem que o deputado Fulano de Tal roubou tantos milhões. Carnaval neles!
Por fim, temos mais uma arma em nosso arsenal. São as listas anti-telemarketing! Isso mesmo! Você pode se cadastrar na lista contra ligações de telemarketing para não ser mais incomodado por empresas que fazem telemarketing! É LEI. Lei Estadual 16.136/09. Você pode se inscrever pela internet, por telefone (0800-411512) ou pessoalmente, nas sedes do Procon-PR. Os infratores da lei sujeitam-se às multas determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor. O que você está esperando?
Agora você já sabe como bloquear spam, pop-ups e afins e telemarketing. Viu que não está só quando tiver que reclamar. A vida pode ficar bem mais tranquila. Agora depende de você tomar uma atitude.