Opinião Sobre Tudo: Deveria haver habilitação para ter filhos

Hoje me deparei com um artigo no UOL, vindo da BBC Brasil, sobre uma turista inglesa que salvou uma menina de 16 meses que caiu de uma sacadano quarto andar de um hotel, pegando-a no ar.

O artigo continua explicando que a mãe, de 20 anos, deixara a menina com uma amiga, de 21 anos, que decidiu ir ao banheiro e deixar a menina sozinha (uma criança de 16 meses) na sala, sem se importar em olhar se a porta da varanda ou qualquer outra porta estivesse aberta.

Bom, não tenho filhos ainda, mas quando cuidei de qualquer criança, eu jamais deixava elas sozinhas ou fora do meu campo de visão. Se eu precisasse ir ao banheiro, eu levava a criança para perto da porta do banheiro onde eu pudesse monitorar seus movimentos. Crianças são curiosas por natureza e se não fosse a sacada, poderia ter mexido em uma tomada ou puxado o cabo da tv, que poderia ter caído em cima dela, ou qualquer coisa que o valha.

Leia o artigo completo aqui:

Turista agarra no ar e salva bebê que caiu de sacada no 4º andar

Também no UOL, onde leio minhas notícias todos os dias enquanto tomo café, me deparei com o segundo artigo que segue o tema deste post:

Bebê deixado em caçamba tem fila para ser adotado

Puta que pariu, com tanta igreja e hospital onde deixar o bebê, só pode ser alguém com deficiência mental ou sério problema de drogas (que também não desculpo). É bem fácil levar uma criança e deixá-la para adoção. MUITO fácil. Mas deixar a criança de DEZ DIAS em uma caçamba é o fim. Significa tão pouco para a mãe que é tratada igual lixo?

O mais triste é que este é um caso que ganhou atenção da mídia, mas não é raro ou inédito. Abandono de crianças acontece o tempo todo, só não é divulgado, mas a maioria tem um pingo de consideração e deixa a criança em uma escola, hospital, igreja ou até mesmo em um shopping, onde será encontrada e receberá cuidados.

Não vou nem entrar no mérito que métodos de controle de natalidade são distribuídos gratuitamente em postos de saúde, hospitais, clínicas populares, ONGs, motéis e vários outros locais, sem perguntas.

Existe uma fila enorme para adoção e o governo tem até facilitado o processo em alguns estados, há um interesse imenso em adotar crianças (veja no artigo da Folha que até o policial que socorreu a menina queria adotá-la).

Sinceramente acho que deveria ter um teste de competência para engravidar. Ninguém deveria ter o direito inquestionável de reproduzir se vão agir assim, seja com tanta irresponsabilidade ou com um descaso tão grande para com a vida.

Share