Opinião Sobre Tudo: Geração A

Hoje em dia, as mudanças ocorrem com uma velocidade tão grande que uma nova geração é formada a cada 10 anos ao invés de 25 anos como era antigamente. Hoje vemos nas empresas várias gerações com conceitos e valores diferentes trabalhando juntos em harmonia. As classificações Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z surgiram destas mudanças.

Para quem quer saber mais sobre as gerações citadas, visite este link, que contém uma explicação muito boa.

Tendo em mente a característica imediatista da geração Z, conectada à internet, querendo tudo já sem saber esperar – imagine uma destas pessoas mandando uma carta e esperando a resposta, o que poderia levar semanas! – eu sugiro que existe atualmente uma Geração A. As características da Geração Z se impermearam pelas outras gerações, especialmente os inseridos no mercado de trabalho atual.

As características desta geração, que transcende grupos etários e afeta pessoas de 5 a 50, se resume a uma palavra: Ansiedade. Observo isso diariamente. Se você voa com frequência, já deve ter percebido que ao aterrisar, o piloto mal para o avião e todo mundo já solta o cinto de segurança e disputa espaço nos apertados corredores para formar a fila para sair da aeronave ainda com portas fechadas. Em recente vôo, um ser altamente ancioso resolveu soltar o cinto antes do piloto autorizar e o avião acabou freiando bruscamente. Ele deu de cara com a bandeja de plástico do encosto do assento da frente, talvez ensinando-lhe uma lição de paciência e de que existe um motivo para aguardar a aeronave parar completamente e desligar os motores. Estas mesmas pessoas que soltam o cinto nos primeiros segundos da parada do avião são também aqueles que se levantam, tentam pegar seus pertences de mão e ficam em pé no corredor, espremidos, às vezes mais do que 10 minutos até abrirem as portas da aeronave. Enquanto isso, eu espero calmamente sentado e comfortável, sem me preocupar em correr! Geralmente encontro os anciosos no saguão de desembarque, mostrando que a sua anciedade não resultou em ganho de tempo praticamente algum. Em outro vôo em que paramos no pátio e não tinha o finger ligado à aeronave, eu fui um dos últimos a sair e descer até o ônibus, que estava esperando embarcarmos. Ou seja, todos os anciosos ficaram esperando até que todos desembarcassem. Chegando ao saguão do aeroporto, lá passo os anciosos novamente aguardando suas malas. Resultado: eles pegaram o taxi talvez 5 minutos antes de mim.

Neste assunto de viagem, não poderia deixar de mencionar uma colega minha que sofre quando viaja comigo. No aeroporto de Brasília, existem esteiras rolantes para ajudar os passageiros a chegar aos terminais novos, que ficam a uma distância considerável da área principal do aeroporto. Eu geralmente fico à direita, aguardando calmamente a esteira me levar enquanto observo as pessoas usando as esteiras para chegar mais rápido ao portão de embarque. Ela fica anciosa olhando minha calma, parado na esteira, sem pressa. Desnecessário dizer que ela é bem mais nova do que eu, ou seja, da geração A sem sombra de dúvida. Chegamos ao portão e ficamos aguardando às vezes 30 minutos para o embarque. Para que a pressa então?

A Geração A almoça às pressas também. Tenho um colega de trabalho que conseguiu ir almoçar em um shopping sem pagar estacionamento. Ou seja, ele estacionou dentro do shopping, andou até a praça de alimentação, pediu, recebeu seu pedido, comeu e voltou até o guichê para validar o seu ticket de estacionamento ainda dentro do período de cortesia! Almoçam sem aprecisar o que estão comendo. Ouço outros reclamarem da obrigatoriedade de uma hora para o almoço. É tempo demais!

A conclusão que chego com este assunto é que a geração A toma remédio para ansiedade, não consegue esperar por nada e geralmente sem bom motivo para isso. Estão sempre correndo porque é assim que aprenderam a ser. Não correm por estar com pressa ou por estar atrasados. Correm porque é assim que aprenderam a ser. Sofrem de ansiedade desnecessária e sem atingir objetivo algum, apenas por terem nascido em uma época em que tudo precisa ser rápido e não questionam o porquê disso. Apenas tomam mais um remédio e aceleram o passo. Bem-vindo à geração A.

Share